HISTÓRIAS INSPIRADORAS NO DIA INTERNACIONAL DA MULHER – Live Mulheres, Educação e Mudanças Climáticas
Venha participar desta LIVE, com Mulheres brasileiras que dedicam suas histórias de vida à educação entrelaçadas com as questões socioambientais, as mudanças climáticas e a proteção das mulheres e crianças.
Neste encontro cada uma irá trazer narrativas inspiradoras, revelando percursos e trajetórias com diferentes olhares e percepções do nosso Brasil, nesta confluência de temas ligados a gênero, educação e mudanças climáticas, comemorando o Dia Internacional da Mulher em 8 de março.
Esta é uma iniciativa de Mônica Pilz Borba, educadora ambiental, fundadora do Instituto 5 Elementos – Educação para a Sustentabilidade e CEO da Casa do Rio, que convidou mulheres do norte, nordeste, centro-oeste, sudeste do Brasil para compartilhar histórias que precisam ser contadas.
Mediadora
Mônica Pilz Borba
Mônica nasceu empelicada e desde criança muito ativa, curiosa, aventureira e conectada a natureza e as artes. Sua trajetória entrelaça a 1ª infância, a educação, o meio ambiente, as mulheres e o 3º setor, se tornando ativista e realizando inúmeros projetos e publicações de educação ambiental, que trazem a importância de cuidar das pessoas, da Terra e repartir seus excedentes.
Conheça as convidadas:
Adriana Meirelles
Ilustradora, animadora, diretora, comunicadora, pesquisadora, curiosa por vocação e amante da natureza desde sempre. Vive entre o Brasil e a Inglaterra e a mais de 16 anos se dedica a criar filmes, exposições e materiais educativos com foco em sustentabilidade que construam pontes e diminuam as distâncias entre ciência, saber ancestral e público leigo.
Maria Henriqueta Andrade Raymundo
Uma mulher intensa. Movida por paixões, entre elas, a profissão, os estudos, a militância socioambiental e a contemplação da natureza. Atualmente está como coordenadora da ANPPEA – Articulação Nacional de Políticas Públicas de Educação Ambiental.
Nurit Bensusan
Nurit é uma ex-humana. Diante de tantos descalabros, desistiu da humanidade mas continua bióloga. Enquanto isso, reflete sobre paisagens e culturas, formas de estar no mundo e as inspirações da natureza. Insiste em usar a imaginação para ajudar a segurar o céu, escrevendo livros, fazendo jogos e apostando tudo em abrir brechas neste mundo para que a vida, em toda sua intensidade e dignidade, floresça.
Rita Teixeira
Rita dedica seus dias e noites, e entrega sua vida à materialização de uma sociedade justa e igualitária, onde as mulheres tenham direitos (como o acesso à saúde e o reconhecimento de seus saberes tradicionais) e políticas que garantam a sua integridade física, moral e cívica, bem como o acesso à terra, à água e a uma vida abundante.
Vanda Witoto
Líder do povo Witoto, ativista climática defensora dos direitos humanos e da natureza, atua pela educação indígena e regeneração dos saberes ancestrais de seu povo, e participou da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2022 (COP27) e mais recentemente em Dubai.