GT de Resíduos Sólidos de Fórum Empresarial de Apoio à Cidade de São Paulo 2012
Programa Consumo Sustentável
A ideia de um GT de Resíduos Sólidos no âmbito do Fórum é impulsionar a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos na cidade de São Paulo e fazer com que as iniciativas empresariais existentes se articulem, gerando negócios inovadores, inclusivos e sustentáveis.
Entre 2011 e 2012, diferentes reuniões, análises e discussões da Política Nacional de Resíduos Sólidos e do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos no município foram realizadas. Entre o público-alvo principal dessas ações estão as empresas e instituições que sofrem influência da Política Nacional de Resíduos Sólidos na cidade.
Entre os resultados mais importantes conquistados no último ano, a organização do seminário “Resíduos Sólidos e a Cidade: Boas Práticas e Desafios” e a elaboração de uma carta compromisso para os candidatos à prefeitura de São Paulo assinada no seminário. Entre os que se comprometeram, estiveram: Ana Luiza F. Gomes (PSTU), José Maria Eymael (PSDC), Miguel Manso (PPL), Nádia Campeão representando o candidato Fernando Haddad (PT), e Soninha Francine (PPS).
Porém, no final de 2012, o Instituto 5 Elementos deixou o GT por este ter assumido caráter nacional, enquanto a entidade manterá foco regional em 2013 com o projeto Consumo Sustentável e Ação na Subprefeitura na Lapa e em outras regiões.
Parceiros: Instituto Ethos, Rede Nossa São Paulo, Alcoa, Grupo Pão de Açúcar, Estre Ambiental, Fecomercio, Suzano Papel e Celulose, Cushman & Wakefield, Roche, Grupo Solví, Tetrapak, C&A, Giral, Remari, CEMPRE (Compromisso Empresarial pela Reciclagem), Abividro, SOS Sustentabilidade, You Green.