Fundo para a Educação Ambiental traça linhas de financiamento

Por Heloisa Bio 

Importante mecanismo para a captação e aporte de recursos para projetos de educação ambiental que costumam ter pouco espaço nos fundos públicos, o Fundo Brasileiro para a Educação Ambiental (Funbea) que comemora seu primeiro ano de vida em 2012, teve seus objetivos discutidos no Encontro do Fubea, em 28 de março, no VII Fórum de Educação Ambiental.

Com a intenção de trazer agilidade na operação dos recursos, capilaridade no maior número de contextos socioambientais do país, e transparência na captação e utilização dos recursos, o Fundo enfocará a educação ambiental popular e comunitária, a formação de professores, bem como os espaços educadores e a educação ambiental em Unidades de Conservação. Com isso, espera atingir pequenos projetos, com dificuldade em serem contemplados por grandes editais, mas também projetos estruturantes relacionados à formação de pessoas e às políticas públicas ambientais.

Trabalhará de duas formas: com o lançamento de editais para demanda induzida, e por demanda espontânea, contemplando projetos já existentes. “Os valores ainda não foram definidos, mas podem ir de pequenos projetos de cinco mil reais a projetos de médio porte, em torno de 100 mil, e até grandes programas, de até 1 milhão, conforme a carteira de ações. Esperamos contemplar, por exemplo, a produção de materiais didáticos, a formação de pessoas, a infra-estrutura”, explicou Haydée de Oliveira, coordenadora da Comissão Diretora do Funbea.

O Fundo é uma iniciativa privada de interesse público, a exemplo do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), e possui associados do poder público, empresas, ONGs, Universidades e cidadãos, inovando na participação sobre os rumos da iniciativa. “É preciso repensar os mecanismos de fomento à educação ambiental em nosso país, hoje esquecida”, enfatiza Semírames Biasoli, do Funbea.




Rua Catão, 1173 – Lapa – São Paulo/SP | CEP:05049-000

55 11 3871-1944

comunicacao@5elementos.org.br

 

Política de Privacidade

Copyright © 2019 5 Elementos - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio