Frente Parlamentar de Agroecologia marca sinergia entre sociedade civil e poder legislativo
Diversos agricultores urbanos e integrantes de instituições públicas e da sociedade civil de todo o Estado protagonizaram, no último dia 26 de março, uma importante conquista do movimento agroecológico paulistano. Foi lançada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) a Frente Parlamentar de Agroecologia e Produção Orgânica do Estado de São Paulo (veja o vídeo no link http://www.youtube.com/watch?v=NK74fisal68). O lançamento contou com a presença da Dra. Ana Primavesi, agrônoma renomada e pioneira da agricultura orgânica no Brasil, e da Deputada Federal Luci Choinacki (PT-SC), coordenadora da Frente Parlamentar da Agroecologia na esfera federal. Além do apoio permanente ao novo fórum, o do Instituto 5 Elementos – Educação para a Sustentabilidade, que esteve presente no evento, é uma das instituições que conduz o processo da Plataforma de Agricultura Orgânica no município de São Paulo.
“Estou muito feliz em participar do lançamento dessa Frente em defesa da agroecologia e da produção orgânica. Estamos mudando hábitos, o que é difícil, mas representa um passo democrático importante na escolha do que vamos comer. Não existe nada mais fundamental do que a criação de um movimento político, social e cultural voltado à transformação para as mudanças”, disse a deputada Luci Choinacki em sua apresentação.
O vereador Nabil Bonduki lembrou que a discussão sobre agroecologia e produção orgânica está presente no município e que recentemente foi criada a Frente de Sustentabilidade na Câmara, da qual ele é secretário. “Precisamos promover um diálogo entre a cidade e o campo e trazer de volta o cinturão verde orgânico ao nosso município, visando adquirir alimentos orgânicos que irão servir um milhão de refeições por dia nas escolas municipais”.
A Frente, coordenada pelos Deputados Aldo Demarchi (DEM-SP) e Ana do Carmo (PT-SP), tem como finalidade apoiar e promover ações direcionadas à promoção de políticas públicas voltadas ao fortalecimento da Agroecologia e da Produção Orgânica. Além da adesão de 35 deputados de 10 partidos diferentes, a Frente conta com cerca de 60 entidades públicas e da sociedade civil que apoiam os trabalhos dos parlamentares.
O evento de lançamento contou com a presença de cerca de cem pessoas de importantes instituições públicas e de grupos articulados da sociedade civil, como a Articulação Paulista de Agroecologia (APA). Para encerrar o debate, a fala de Ana Primavesi resumiu o motor inspirador da Frente: “Se vocês virem um agricultor com as mãos sujas de terra, por favor, não pensem que vocês são melhores. Vocês acham que são mais inteligentes, porque trabalham no escritório e tem o conforto da cidade. Mas quem dá a vida para vocês e seus filhos? Se o campo acabar, fecham-se as cidades.”
Por André Biazoti, coordenador de projetos do Instituto 5 Elementos