Foco na profissionalização
Entre os dias 15 e 21 de agosto, a equipe de 31 pessoas que atuam no Instituto 5 Elementos participaram de um Seminário Interno de Planejamento. Um encontro para compartilhar as realizações dos programas desenvolvidos pelo Instituto, as propostas para desenvolvimento de pessoas na área de recursos humanos, e as novidades nas áreas institucionais de programas, comunicação e administração.
Para fortalecer os temas abordados em nossos projetos foram realizadas palestras e capacitações, tais como: Cidades Sustentáveis, Política Nacional de Resíduos Sólidos, Segurança Alimentar e Rádios Comunitárias, com o objetivo de orientar e qualificar ainda mais as atividades desenvolvidas pela equipe nos diversos projetos do Instituto. “O Seminário acrescentou muito na minha formação profissional, pois a cada encontro cresce o meu nível de conhecimento em todas as áreas, principalmente na área ambiental e com isso, posso falar com mais clareza a respeito dos assuntos discutidos nas reuniões e até mesmo na comunidade em geral.” Conta Julia Dalch – Facilitadora local de Caçu-GO do Programa Energia Social para a Sustentabilidade Local.
A equipe fez uma visita ao Museu Catavento, em São Paulo e durante o final de semana, participou juntamente com conselheiros do Instituto e parceiros, do Curso de “História Ecológica Global: Uma visão a partir do Brasil”, ministrado por José Augusto Pádua, Professor do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O curso discutiu a evolução histórica das relações entre as sociedades humanas e a Ecoesfera Terrestre. Também analisou a natureza dos impactos ecológicos produzidos pela ação humana, demarcando os grandes dilemas e as possibilidades da moderna civilização urbano industrial em processo de globalização. Segundo Professor Pedro Roberto Jacobi, Presidente do Conselho Consultivo do Instituto, o curso proporcionou um enriquecedor intercâmbio de experiências e conhecimento. “Foi extremamente bem estruturado, e os conteúdos são de importância para todas as pessoas que querem conhecer a relação do homem com o meio ambiente, e os processos históricos envolvidos. A qualidade da participação dos alunos e os diálogos fluíram durante o curso. Foi uma enorme satisfação contar com a presença do Professor Pádua e seu conhecimento, espero, em um futuro próximo, a concretização o curso de historia ecológica do Brasil.” Conclui o Presidente.