Equipe do Instituto 5 Elementos participa de capacitação em permacultura no IPEC

Por André Biazoti

Modelo de projeto de telhado verde do Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado.

A formação constante da equipe faz parte do DNA do Instituto 5 Elementos, que financiou uma capacitação para cinco integrantes da sua área técnica, entre os dias 1º e 8 de abril, no Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado (IPEC). O curso está fundamentado na experiência do coordenador do IPEC, André Soares, na construção de uma ecovila baseada nos princípios de permacultura: cuidado com a terra e com as pessoas e a partilha de excedentes. Participaram do curso arquitetos, designers, biólogos e profissionais de diversas áreas que trabalham com projetos socioambientais.

Curso capacita arquitetos, designers, biólogos e profissionais de diversas áreas que trabalham com projetos socioambientais.

Os técnicos do Instituto foram capacitados em design aplicado ao reconhecimento e observação de padrões e ciclos ambientais, como o fluxo da água, a incidência de raios solares e a dinâmica de ventos de uma propriedade. Aliadas ao design, foram ensinadas técnicas e ferramentas para aumentar a infiltração de água no solo, a produtividade em pequenos espaços e realizar o tratamento de águas residuais de uma residência. Também foram abordados temas de bioconstrução e agroecologia; as técnicas se baseiam no aproveitamento dos recursos naturais de uma propriedade.

A capacitação em permacultura tem como objetivo o fortalecimento dos projetos do Instituto 5 Elementos, principalmente na atuação nas escolas públicas e no Centro de Educação Ambiental de Caucaia do Alto (São Paulo), assim como nos projetos socioambientais dos municípios abrangidos pelo Programa Energia Social para Sustentabilidade Local, realizado em parceria com a ETH Bioenergia.

A permacultura é uma área de conhecimento que dialoga diretamente com a criação de sociedades sustentáveis e com a educação para sustentabilidade, fortalecendo a corresponsabilização dos cidadãos na construção de seu futuro.




Rua Catão, 1173 – Lapa – São Paulo/SP | CEP:05049-000

55 11 3871-1944

comunicacao@5elementos.org.br

 

Política de Privacidade

Copyright © 2019 5 Elementos - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio