Educação e Mudanças Climáticas

Desde sua fundação, em 1993, o Instituto 5 Elementos vem desenvolvendo projetos sobre os cuidados e gestão das águas e do ar,  biodiversidade,  consumo consciente e formação em Educação.  Promovemos  a Educação para sustentabilidade e o entendimento sobre Mudanças Climáticas por meio de cursos, produção de materiais didáticos e mobilizações.  O Atlas Socioambiental Sorocaba e Médio Tietê, lançado em 2009, é um bom exemplo que evidenciou mapas temáticos relacionando desmatamento, queimadas e agropecuária às mudanças climáticas na bacia hidrográfica. Já a premiada Coleção Consumo Sustentável e Ação, tem um capítulo especial dedicado ao entendimento sobre produção dos resíduos sólidos, mudanças climáticas, pegada ecológica e educação para sustentabilidade.  O Prêmio Desafio 2030 – Escolas transformando nosso mundo,  em suas 3 edições deu visibilidade a projetos educativos alinhados com os desafios apresentados nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

 

Enunciado em todos os cantos do mundo precisamos reduzir pela metade as emissões globais de gases de efeito estufa até 2030 para limitar o aumento da temperatura  do Planeta Terra até 1,5 C.

 

No final de 2020, o Instituto 5 Elementos ingressou na rede Observatório do Clima, a principal rede da sociedade civil brasileira sobre a agenda climática, com 72 organizações integrantes, entre ONGs ambientalistas, institutos de pesquisa e movimentos sociais. O OC publica o SEEG,  com estimativa anual das emissões de gases de efeito estufa do Brasil. Recentemente foi lançado  o minimanual  “Acordo de Paris – Um Guia para os Perplexos” lançado em setembro pelo Observatório do Clima e a LACLIMA (Latin American Climate Lawyers Initiative for Mobilizing Action). A publicação explica o acordo do clima fechado em 2015 em Paris.  Também detalha “quais são os grupos geográficos e geopolíticos envolvidos na negociação, os interesses em jogo e as principais siglas usadas pelos negociadores”, de acordo com o OC bBaixe aqui a publicação.

 

Também participamos de cursos oferecidos pelo OC, como o curso Negociando o Futuro, que traz  diferentes perspectivas sobre as crises climática e ambiental enfrentadas atualmente e que devem ser combatidas por todos. As temáticas debatidas  vão desde o Acordo de Paris,  o que será debatido na COP 26 e quais as expectativas em relação a ela.  Mais recentemente, temos nos engajado como ponto focal do Diagnóstico de Gênero, Diversidade e Inclusão das organizações que compõem o Observatório do Clima.

 

Para acompanhar a história das COP´s indicamos a  linha do tempo construída pelo Instituo Socioambiental – ISA .

 

Hoje é o inicio a COP 26 em Glasgow, na Escócia, e um dos principais tópicos a serem debatidos é a regulação do artigo 6 do Acordo de Paris de 2015 sobre as regras para a compra e venda de carbono no mercado internacional ; que vem afetando diretamente as mudanças climáticas. Além disso, de acordo com Alan Dubner, diretor do 5 Elementos “também é esperado que o desmatamento e as questões relacionadas com a mitigação das mudanças climáticas sejam debatidos e que acordos sejam firmados”.

 

É preciso acompanhar a COP 26, especialmente a participação de ambientalistas, cientistas, parlamentares e as posições que o governo brasileiro apresentará, possivelmente negando o desmatamento que  na Amazônia em 2019 e 2020 é 60% superior à média da última década.

 

Os eventos, negociações, posicionamentos  e todas as notícias podem ser acompanhados nos sites United Nations Climate Change, Observatório do Clima e no  Brazil Climate Action Hub.

 




Rua Catão, 1173 – Lapa – São Paulo/SP | CEP:05049-000

55 11 3871-1944

comunicacao@5elementos.org.br

 

Política de Privacidade

Copyright © 2019 5 Elementos - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio