Educação ambiental para a agricultura familiar
Por André Biazoti e Lilian Marques
Debater a responsabilidade do governo, empresas privadas e instituições da sociedade civil sobre a questão ambiental foi o desafio da mesa-redonda de Responsabilidade Socioambiental, realizada em 30 de março no VII Fórum Brasileiro de Educação Ambiental.
Fizeram parte da mesa Mariana Meireles (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável – CEBDS), Nelton Miguel Friedrich (Itaipu Binacional), José Meneses L. Junior (Banco do Nordeste), Nair Goulart (presidente da Força Sindical/BA), e Andrée de Ridder (Instituto Supereco). Cerca de 60 pessoas, entre representantes de ONGs, governo, instituições de ensino, empresa e estudantes, participaram do debate.
Na apresentação do Instituto Supereco, Andrée ressaltou que todo projeto ou proposta relacionada à educação ambiental tem que incluir princípios de políticas públicas, além de apresentar algumas reflexões sobre o tema para auxiliar nos debates.
Mariana Meireles apresentou a visão do CEBDS diante do projeto Visão para 2050, documento criado para posicionar o Conselho para a Rio + 20. O documento foi construído a partir de nove pilares que favorecem a visão de negócio das empresas que fazem parte do Conselho. Segundo ela, o desenvolvimento sustentável é uma oportunidade de negócio para as empresas.
Nelton Miguel Friedrich, apresentou o programa Cultivando Água Boa, que acontece em 29 municípios da bacia hidrográfica do Paraná, com projetos de educação ambiental e desenvolvimento sustentável na região de atuação da Itaipu Binacional.
Cícero Santos, agente de desenvolvimento, mostrou como o banco se insere na responsabilidade socioambiental dos empreendimentos dos seus clientes e falou sobre as linhas de créditos e financiamentos para projetos nessa área. Nair Goulart trouxe a visão do conceito socioambiental do ponto de vista dos trabalhadores e de como a Força Sindical está se preparando para a Rio + 20.
O encontro trouxe um importante panorama dos projetos e programas que vem sendo realizados pelo governo e empresas que estiveram presentes.