Ecovila Águas Contentes em Movimento, por Mônica Pilz Borba em julho de 2020
O Instituto 5 Elementos faz parte da Associação Vale de Transição e vem apoiando o desenvolvimento da Ecovila Águas Contentes desde sua fundação em 2012.
Em plena pandemia a Ecovila Águas Contentes situada em MG no município de Águas de Contendas, continua firme e forte executando seu planejamento anual, que consiste em diversas ações voltadas à melhoria da infraestrutura, ampliação de áreas para plantio de alimentos orgânicos, adubação das arvores frutíferas e manter a belezura dos espaços comunitários.
Flor do Gravatá, situado no pomar no pé da Graviola
Em junho o caseiro da Ecovila Marcio e sua família mudaram-se para Campinas, pois receberam uma proposta de trabalho muito atrativa. Ele trabalhou na Ecovila por um ano e 3 meses e ajudou muito na melhoria das demandas da Ecovila, e todos seus associados ficaram muito gratos pela sua dedicação e desempenho.
Marcio e Ana Cristina colhendo feijão
Para dar continuidade aos trabalhos a Associação Vale de Transição contratou Alexandre e Cristiane para darem continuidade as ações na Ecovila, que se mudaram no último dia 28 de junho, com seus filhos Gabriel de 14 anos e Helena com 6 anos.
Carmen Lucia, Ana Cristina, Cristiane, Helena 6 anos e Marta no Centro Comunitário.
Aproveitando essa transição foram realizadas diversas melhorias na casa do caseiro. Foi construída uma nova fossa séptica, realizada uma pintura interna e conserto do fogão a lenha, além da aquisição de moldem com internet, para facilitar a nossa comunicação diária.
Marcio, Alexandre, Gabriel e Vinícius cavando o buraco.
Sr. Beto pedreiro e Alexandre montando estrutura.
Instalação do sistema de fossa séptica, com 3 tanques, sendo o 1º para armazenamento, o 2º para filtragem e o 3º para diluição na terra.
Cobertura da fossa séptica.
Reforma do fogão instalando nova serpentina.
Fogão reformado
Pintura interna da casa pronta.
A nova família ficou muito feliz e agradecida pelos cuidados com a casa, e a transição ocorreu de forma amistosa, tranquila e produtiva. Nessa passagem foram orientados os trabalhos a serem realizados nesse período de inverno, intensificando a limpeza, poda triturando os galhos e folhas para fazer a cobertura verde e seca sobre o solo do pomar, adubação de todas as árvores frutíferas, limpeza dos canteiros do Centro Comunitário e plantio de sementes de diversas espécies no Viveiro de Mudas. Além disso, Ana Cristina repassou os trabalhos a Cristiane de colheita de frutas, produção de poupas e geleias e manejo do galinheiro.
Cristiane produzindo poupas de suco de manga
Em relação à infraestrutura nesse primeiro semestre foram instalados os cabos de energia elétrica e água do poço para a área dos novos associados. Também toda a estrada interna da Ecovila cerca de 1,300km foi cascalhada e foram derrubados dois eucaliptos para produção de mourões e madeira para uso interno.
Cobertura de cascalho da estrada interna da Ecovila
Instalação do cabeamento de energia elétrica para área dos novos associados.
Corte de dois pés de Eucalipto
No início de 2020 tivemos chuvas muito intensas, inundando diversas áreas ao longo do rio Baependi que faz divisa no terreno da Ecovila. Observar essa situação foi interessante, pois reforçou os dados que o trabalho de georreferenciamento realizado no final de 2019 e inicio de 2020 nos trouxe. Essas comprovações evidenciam que nosso plano de ocupação das áreas da Ecovila, entre espaços para produção de alimentos e moradia estão corretos.
Áreas inundadas no entorno do Centro Comunitário