Documentário pioneiro sobre orgânicos simboliza luta por fim dos agrotóxicos

O documentário inédito “Brasil Orgânico”, dirigido por Kátia Klock e Lícia Brancher, será lançado em DVD durante a Semana Semeando Sem Veneno em São Paulo, realizada entre os dias 7 e 15 de abril. E no dia 11 de abril, terá sessão especial no Cineclube Socioambiental Crisantempo, uma parceria do Instituto 5 Elementos – Educação para a Sustentabilidade.

Trata-se do primeiro filme a tratar exclusivamente do cultivo sem veneno no país, reunindo iniciativas e histórias de pessoas que têm na produção de alimentos orgânicos uma ideologia de vida: do agricultor familiar ao grande produtor, do agrônomo ao nutricionista, do chef de cozinha ao empresário do mercado de alimentos.

Realizado pela Contraponto, produtora de Florianópolis, “Brasil Orgânico” passeia por diferentes regiões, apresentando a diversidade de culturas, paisagens e ecossistemas que compõem o país. O documentário provoca a reflexão sobre o que comemos, como desenvolvemos nossa produção alimentícia e as vantagens nutricionais e sociais da agricultura orgânica frente à convencional. A equipe viajou durante um ano orientando-se pelos biomas: Pantanal, Amazônia, Pampa, Cerrado, Caatinga e Mata Atlântica.

O Estado de São Paulo é um dos cenários do filme. Em Itirapina, a 220 km da capital, a equipe esteve na Fazenda da Toca, do empresário e produtor orgânico Pedro Paulo Diniz. O ex-piloto de Fórmula 1 revela como vivencia com sua família e funcionários uma nova dinâmica para a vida na fazenda, que produz frutas, ovos e laticínios em equilíbrio com o meio ambiente. Na capital paulista, além da tradicional Feira do Parque da Água Branca e do restaurante orgânico Le Manjue, foram entrevistadas as agrônomas Ana Maria Primavesi e Ondalva Serrano, precursoras da agroecologia no Brasil e fundadoras da Associação de Agricultura Orgânica (AAO).

No norte de Minas Gerais, o documentário registra experiências exitosas em pequenas propriedades de agricultura familiar, enquanto que nas comunidades ribeirinhas da bacia amazônica do Pará, como Ananindeua, região metropolitana de Belém, o foco é o extrativismo sustentável do açaí e do palmito. No Pantanal, a equipe acompanhou a pecuária orgânica certificada que produz carne com equilíbrio socioambiental. No Rio Grande do Sul, as gravações aconteceram em uma fazenda de arroz biodinâmico no interior do estado, na pequena Sentinela do Sul, e na Feira Agroecológica da Redenção que acontece há mais de 25 anos em Porto Alegre. Em Santa Catarina, as pautas são o trabalho dos produtores ligados à Agreco, Associação dos Agricultores Ecológicos das Encostas da Serra Geral, e o turismo rural nas propriedades familiares e orgânicas, desenvolvido pela Acolhida na Colônia.

Ainda que o cultivo de orgânicos cresça mais de 20% ao ano, a realidade no Brasil deixa muito a desejar. Apenas 0,8% da agricultura nacional possui certificação de produto orgânico, número que expõe o iminente mercado a ser desenvolvido. Trata-se de uma produção que vai muito além de alimentos livres de agrotóxicos, adubos de síntese química e transgênicos. Ela tem como princípios a manutenção da biodiversidade, a sustentabilidade da vida no campo, a preservação ambiental e a valorização do trabalho.

Quinta-feira, 11 de abril de 2013, às 20 horas. Cineclube Socioambiental Crisantempo | Rua Fidalga, 521 – Vila Madalena, São Paulo/SP

Exibição e Lançamento do DVD Brasil Orgânico + Debate com as diretoras do documentário e mediação de Susana Prizendt, coordenadora da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida em SP

O DVD Brasil Orgânico terá distribuição nacional em parceria com empresas e instituições e estará disponível também em videolocadoras e lojas especializadas. Para adquirir o DVD, os interessados devem entrar em contato com a Contraponto, pelo e-mail producao@contraponto.tv ou pelo telefone (48) 3334 9805. O projeto foi realizado através da Lei do Audiovisual (Ancine/Ministério da Cultura), com patrocínio da Tractebel Energia e do BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul).




Rua Catão, 1173 – Lapa – São Paulo/SP | CEP:05049-000

55 11 3871-1944

comunicacao@5elementos.org.br

 

Política de Privacidade

Copyright © 2019 5 Elementos - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio