Curso Agenda 2030, começa com a mensagem “Nós podemos, nós conseguimos”
No dia 14 de setembro de 2023, teve início o tão aguardado curso “Agenda 2030 – Mulheres e Jovens do Brasil“, uma iniciativa conjunta do Instituto 5 Elementos com o apoio do Fundo Casa. O primeiro encontro, que ocorreu nessa data, reuniu 35 participantes animadas, marcando o começo de uma jornada de empoderamento, aprendizado e construção de conhecimento sobre a força das mulheres, e as mudanças climáticas.
O encontro inaugural foi alegre, com participantes vindas de diferentes territórios brasileiros, unidas pelo interesse em se apoiarem e se envolver na transformação positiva de suas comunidades. Durante esse encontro, as participantes tiveram a oportunidade de se conhecerem melhor, trocar experiências, expectativas, além de terem uma visão detalhada do projeto.
A professora convidada Neise Galeno destacou a força do feminino, as qualidades desse grupo e finalizamos com uma meditação de empoderamento. Destacamos abaixo como cada uma se vê:
As facilitadoras Patricia Otero e Eliza Correia do Instituto 5 Elementos desempenharam um papel fundamental, proporcionando apoio técnico e pedagógico, garantindo que cada participante tenha a melhor experiência possível ao longo do curso.
O projeto “Agenda 2030 – Mulheres e Jovens” tem como objetivo intensificar o acesso ao conhecimento e a participação das mulheres para se tornarem agentes de mudança em suas comunidades, alinhando suas ações com a Agenda 2030 das Nações Unidas. O curso promove o desenvolvimento de habilidades, conscientização sobre a emergência climática que estamos vivendo, os diferentes papeis sociais que nós mulheres assumimos e a importância da representatividade política.
O Curso Agenda 2030 para mulheres e jovens do Brasil apoiado pelo Fundo Casa conta com parcerias incríveis de diversas regiões brasileiras que colaboraram com a divulgação do projeto em seu território e com a oferta de apoio e espaço físico para o encontro das participantes. Desse modo os encontros tem um momento para conversas e um cafezinho com bolo. Alexandra do Museu Paiter A Soe de Rondônia contou que o grupo de mulheres indígenas se reuniu no Museu, que já é um espaço de trabalho sustentável e de educação política com foco nos Direitos Indígenas.
A atmosfera de entusiasmo e comprometimento que permeou o primeiro dia, deixa claro que nosso grupo é realmente poderoso e está determinado a fazer a diferença.
Estamos felizes e gratas com esta chance de ter um grupo incrível e vamos celebrar suas realizações a cada encontro e divulgaremos essa jornada nas redes sociais do Instituto 5 Elementos Educação para Susentabilidade.