Conheça a história da educadora Patricia Alves que apoia o Instituto 5 Elementos

O interesse da especialista em sistemas de gestão ambiental, Patrícia Martin Alves, pelo Instituto 5 Elementos – Educação para a Sustentabilidade desenvolveu-se naturalmente assim que ouviu falar sobre a instituição, durante um curso de tratamento de efluentes. Movida pela  curiosidade, foi atrás de informações na Internet, participou do evento de lançamento da Coleção Consumo Sustentável e Ação e comprou os materiais da ONG. “No lançamento, reforcei a visão sobre consumo consciente e me apaixonei pelo trabalho do 5 Elementos”, diz.

Esse impulso a levou a se tornar a primeira associada do Instituto, a partir da convicção de que pode lutar contra o consumismo desenfreado em seu dia a dia e disseminar informações para sensibilizar mais pessoas. “Mas é importante, quando nos associamos a uma instituição, ter confiança no trabalho realizado. Tornei-me sócia para trabalharmos conjuntamente, espalhando o pensamento sustentável”.

Ao se associar, Patrícia teve acesso às publicações exclusivas do Instituto 5 Elementos, aproveitando especificamente os conteúdos da Coleção Consumo Sustentável e Ação na empresa em que atua, a Tropical Transportes, quanto no curso de Gestão de Resíduos Sólidos da UniABC, onde leciona. “Há várias possibilidades, a atividade da Feira de Trocas quero aplicar com os adolescentes da igreja da qual faço parte, já os Eventos Sustentáveis inspiraram o planejamento de minha própria festa de aniversário, em agosto”, conta Patrícia.

O tema do consumo consciente é a base do curso na UniABC, perpassando todas as aulas. Patrícia realiza dinâmicas com os alunos para questionamento de atitudes insustentáveis, e criou o projeto SustentABC, levando uma tenda itinerante para praças, escolas e bairros do Grande ABC, onde os alunos expõem materiais reutilizados a partir de resíduos domésticos.

 “O lema desse projeto são os 5Rs, inspirados no conteúdo da Coleção, e já colhemos frutos com a intervenção feita no bairro Senhor do Bonfim, em São Bernardo do Campo. Lá mais de 50 visitantes, entre moradores, presidentes de associações de bairro e crianças, foram sensibilizados para o ‘R’ de Repensar atitudes”, finaliza Patrícia.

Para se tornar um apoiador como a Patrícia, envie uma e-mail para comunicacao@5elementos.org.br




Rua Catão, 1173 – Lapa – São Paulo/SP | CEP:05049-000

55 11 3871-1944

comunicacao@5elementos.org.br

 

Política de Privacidade

Copyright © 2019 5 Elementos - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio