Concurso “Qual seu sonho para Vila Pompeia” tem proposta de educação voltada a resíduos sólidos

Oficina de Co-criação de sonhos para Vila Pompeia

Um concurso que está fazendo acontecer os Planos de Bairro de São Paulo movimenta os cidadãos paulistanos neste mês de abril, com a participação direta das pessoas para tornar o espaço em que vivem mais sustentável. O site Cidade Democrática (www.cidadedemocratica.org.br) promove a iniciativa, em que os próprios moradores apresentam ideias para serem votadas pelos internautas, para que as mais votadas façam parte da construção colaborativa de Planos de Bairro da cidade.

Uma das propostas está diretamente relacionada à Educação Ambiental para Gestão de Resíduos Sólidos e Compostagem, dentro do concurso “Qual Seu Sonho para a Vila Pompeia”, no site. De autoria da gestora ambiental Juliana Belko, assistente de coordenação institucional do Instituto 5 Elementos – Educação para a Sustentabilidade, a proposta é uma forma de incentivar a execução de ações de coleta seletiva e educação para o consumo sustentável.

Visa ampliar a importância da coleta seletiva e compostagem na Vila Pompéia, gerando adubo orgânico para praças e jardins do bairro incentivando a redução de rejeitos. Essa proposta foi construída na 1ª Oficina de Co-Criação de Sonhos para a Vila Pompéia em 5 de março de 2012 visando a promoção da Educação Ambiental para a Sustentabilidade. Seu objetivo é o aumento da qualidade de vida dos moradores e frequentadores do bairro que convivem diariamente com ruas sujas, sacos de lixos nas calçadas e desejam promover uma mudança na atual relação com a natureza que permeia o bairro através do consumo e do descarte.

Pelos conceitos de Reduzir, Repensar, Reutilizar, Recusar e Reciclar, os espaços públicos do bairro podem ser utilizados como espaços para diálogos e a promoção de atitudes mais sustentáveis pelos moradores. Tomando o lixo como um problema pessoal e refletindo sobre sua origem e destinação, Juliana acredita que é possível mudar um pouco a espaço da Vila Pompéia, aumentando a fertilidade de seus solos através de uma construção cultural com resultado ambiental.

A construção do Plano de Bairro entrou na fase de “aplausos”, bastando entrar em http://www.cidadedemocratica.org.br/topico/5710-promo-o-da-educa-o-ambiental-visando-a-sustentabilidade-com-aumento-da-coleta-seletiva-e-compostagem-na-vila-pomp-ia#.UWWSYss7mts.facebook para apoiar a proposta, pois aquelas que receberem mais aplausos terão mais destaque no Plano de Bairro, devendo receber mais atenção pela Subprefeitura da Lapa.




Rua Catão, 1173 – Lapa – São Paulo/SP | CEP:05049-000

55 11 3871-1944

comunicacao@5elementos.org.br

 

Política de Privacidade

Copyright © 2019 5 Elementos - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio