Comunidades caiçaras de Paraty recebem formação em marketing digital

Moradores das comunidades tradicionais do Pouso da Cajaíba, Praia do Sono, Ponta Negra e Trindade participaram do Curso ‘Turismo Comunitário nas Mídias Sociais’ entre os dias 18 e 23 de setembro de 2023 e receberam material de estudo para criarem narrativas e documentarem saberes e fazeres do território. O curso promovido pelo Movimento Da Floresta ao Mar foi conduzido pela jornalista Débora Monteiro, que atua como educadora social em Paraty há oito anos e atualmente dedica-se às pesquisas na pós-graduação em Gestão de Territórios e Saberes da UFF (Universidade Federal Fluminense).

 

Em cada etapa os encontros aconteceram durante dois dias com o objetivo principal de promover a reflexão sobre o patrimônio imaterial, ampliando o debate a respeito do turismo comunitário e as possibilidades de registro da natureza e da cultura. Os momentos de teoria aliados à prática conduziram jovens e adultos no percurso formativo que resultará no site comunitário com gestão colaborativa do grupo em cada comunidade. A partir das noções de técnicas de fotografia, produção audiovisual, criação de texto e elaboração de conteúdos para as redes sociais, além do uso de ferramentas digitais e aplicativos que impulsionam o empreendedorismo, o curso teve como objetivo fomentar o empoderamento e a economia por meio da potência da comunicação.

 

“Quem é o território e como são os modos de habitar em cada comunidade caiçara? Essa pergunta nos guiou para pensarmos sobre o que é essencial divulgar no ambiente online”, explica Débora. “Porque os turistas encontram diversos conteúdos que tentam retratar os lugares ímpares de Paraty, mas nem sempre as informações são publicadas pelos moradores, mestres, mestras, guardiões do paraíso onde muitos vêm apenas passar as férias”.

 

O trabalho desenvolvido pelo curso é parte da estratégia de elaboração de roteiros e vivências que priorizem a salvaguarda do Patrimônio. “Afinal, o título de Patrimônio Mundial pela UNESCO abre portas para a geração de renda, e é imprescindível que moradores se apropriem dos meios digitais para comunicarem suas perspectivas e manterem o legado”.

 

Para concluir a formação, as turmas produziram fotografias e receberam a curadoria de 10 fotos para contar detalhes sobre os lugares e aproveitarem em matérias gráficos. Um vídeo também foi produzido com imagens e falas do grupo, bem como exemplos de legendas que podem complementar as publicações.

 

Em breve os sites serão divulgados pelo Instituto 5 Elementos.

 

Sobre a instrutora

Débora Monteiro vive em Paraty e atua como jornalista, escritora e educadora social em projetos de audiovisual e comunicação. Produtora e cinegrafista dos minidocumentários “Mestre Biba” e “Josiel” (pojeto PARATYÉ – Globo Universidade), e do curta-metragem “A Jogada”, é integrante do coletivo de escrita literária “Segundas Intenções” e publicou 14 contos no livro ‘Paraty em Festa – Contos e Encontros’. Atualmente é estudante na TERESA, pós-graduação em Gestão de Territórios e Saberes da Universidade Federal Fluminense (UFF), e colabora com a equipe de Comunicação da Secretaria de Cultura de Paraty.

 

Veja aqui algumas fotos do curso




Rua Catão, 1173 – Lapa – São Paulo/SP | CEP:05049-000

55 11 3871-1944

comunicacao@5elementos.org.br

 

Política de Privacidade

Copyright © 2019 5 Elementos - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio