Cineclube Socioambiental estreia programação 2012 com homenagem ao Dia da Água
O Cineclube Socioambiental Crisantempo abriu a temporada 2012 apostando em títulos inéditos e com pouco espaço no circuito comercial de cinema e vídeo.
A estreia foi com o longa-metragem “Sobre Rios e Córregos”, em homenagem ao Dia Mundial da Água foi um sucesso, com mais de 120 pessoas presentes.
O filme abordou a ocupação urbana, a especulação imobiliária e as transformações dos mais de 1.500 quilômetros de rios e córregos, utilizados como fonte de energia e lucro, gerando poluição, problemas de saúde e enchentes.
Após a sessão, houve um debate conduzido pelo diretor do filme, Camilo Tavares, com o líder da sociedade civil da região do ABC e advogado, Dr. Virgílio de Farias, e a socióloga especialista no tema da gestão das águas, Marrusia Whately. O evento ainda teve eco-coquetel, ocupação Vaga Viva e distribuição de cartazes da campanha “Veta Dilma”, contra o novo Código Florestal.
Dia Mundial da Água estimula a reflexão sobre o uso de recursos hídricos
Consumir produtos que fazem uso menos intensivo de água, reduzir o desperdício de alimentos e ter uma dieta saudável. Estes são alguns dos desafios propostos pelo Dia Mundial da Água.
Celebrado anualmente no dia 22 de março, a data é uma iniciativa das Nações Unidas e tem como objetivo criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para a conservação dos recursos hídricos.
A cada ano temas específicos e problemas relacionados às águas são abordados. Em 2012, a segurança alimentar é o destaque. A proposta é ousada e esperam-se profundas discussões e ações concretas dos países sobre a qualidade de vida em todo planeta.