Cidadãos se unem para recuperar praça na Lapa
Cerca de 30 pessoas participaram nesta última quinta-feira, 31 de janeiro, de um animado mutirão para recuperação da Praça Júlio Cesar, entre as ruas Catão e Apodi, na Lapa, por iniciativa do Instituto 5 Elementos – Educação para a Sustentabilidade. A ideia da ação é ampliar o cuidado com as praças da cidade como um importante caminho para a participação dos cidadãos e o resgate do contato com a natureza.
“Atrair os moradores para o cuidado permanente com seu espaço, tornando-o mais belo e agradável para todos, é algo possível e fundamental”, expressou Leila Vendrametto, educadora ambiental do Instituto 5 Elementos.
Neste primeiro encontro, o grupo limpou toda a área e criou uma forração verde para o crescimento da vegetação da praça, além de um novo espaço para compostagem de restos de plantas e plantio de flores no entorno de árvores nas calçadas.
“A mudança é gradual, mas é impressionante ver o mato antes da recuperação e como ficou o verde depois: mudou a sensação em relação à praça. É a primeira vez que participo de um mutirão, mexer com a terra é algo muito gratificante”, destacou Camilo Bazzo, designer do Instituto.
Para a representante da Subprefeitura da Lapa, Cyra Malta Olegário da Costa, a manutenção das áreas verdes pelas pessoas traz de volta o verdadeiro sentido desses espaços, como lugares de lazer e de encontro. “E o diálogo entre o setor público e a ONG ocorre com transparência e abertura”.
A visão do grupo com as ferramentas também atraiu o morador da Pompeia, Luiz Fernando Pereira, que passava de carro em direção ao Colégio Bandeirantes para dar aula. “Parei para ajudar, pois acredito que a atitude solidária é uma necessidade dos dias de hoje”.