Centro de Educação Ambiental encerra mês do meio ambiente com grande encontro
Em uma bela manhã de sol, voluntários e parceiros do HSBC aproveitaram o último dia 30 de junho para vivenciar as infinitas atividades de sensibilização que o Centro de Educação Ambiental (CEA) de Caucaia do Alto oferece. Conduzidos pela equipe do Instituto 5 Elementos – Educação para a Sustentabilidade, o grupo participou de uma visita monitorada para experimentar na prática o conceito de uma sociedade sustentável.
O evento atraiu 60 visitantes que puderam aprender mais com tecnologias sustentáveis como a de captação da água da chuva, construções sustentáveis, aquecimento solar, tratamento de esgoto por raízes, compostagem, até a interação com o espaço de agrofloresta, o jardim em espiral e o jardim de plantas medicinais – todos apresentados ao grupo pela coordenadora institucional da ONG, Mônica Pilz Borba.
Os que já conheciam o CEA partiram então para uma ação de contato direto com a natureza, plantando mudas nativas de araucária e pitanga em áreas de mata ciliar e realizando uma rica caminhada por trilhas na Mata Atlântica. “Colocar a mão na terra, preparar o solo e plantar, além de conhecer a floresta, permite desenvolver o sentido de respeito com a natureza”, destaca Fabiana Oliveira, coordenadora do projeto pelo Instituto 5 Elementos.
Para Ednei Lopes, profissional da área de gestão de custos do HSBC e atuante no CEA desde 2008, quando o espaço foi inaugurado, o lugar permite aprender sobre as questões ambientais e conhecer pessoas engajadas em mobilizar adultos e crianças em torno da educação ambiental. “No último dia 30, pude perceber o quanto a iniciativa está consolidada, pois além da equipe do 5 Elementos e dos voluntários do HSBC, parceiros da Sabesp e da Virada Sustentável se interessaram por conhecer nosso espaço, provando o quanto o CEA é uma escola a céu aberto e oferece benefícios para os mais diversos públicos”, expressou.
Em atividade há mais de quatro anos, o centro vem se tornando referência como espaço educador, pois além de oportunizar o contato direto com a natureza, oferece um roteiro para mudanças de hábitos e boas práticas. Já recebeu mais de 5066 visitantes que aprendem sobre uso eficiente de água, tratamento biológico de esgoto ou produção de adubo caseiro e agroflorestas, por meio de dinâmicas e brincadeiras que tornam a experiência inesquecível.