Articulação para a formação online em Educação Ambiental para professores do Marajó

Educar para a sustentabilidade é uma agenda urgente na formação dos professores, pois as questões sociambientais, climáticas e a bioeconomia fazem parte prioritária dos problemas da atualidade que a humanidade vem enfrentando enfrentando, e sensibilizar, consientizar e criar inovação para esses contextos é papel da escola. Mudanças nos âmbitos socioeconomicos, principalmente na Amazônia vão se intensificar cada vez mais, e para tal professores, alunos e comunidades devem estar alinhados aos princípios e valores dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 2030, sendo assim o Instituto 5 Elementos em parceria com o IEB e financiamento da CEF estará ofertando esta importante formção aso professores do Marajó/PA em 2023 e 24 em três municípios em Marajó/AM, Portel, Breves e São Sebastião da Boa Vista .


Esta ação faz parte do projeto Marajó Socioambiental 2030, que tem como principais atividades regenerar e formar florestas em reservas extrativistas potencialmente manejáveis para práticas agroflorestais sustentáveis, plantando de 500.000 mudas, fortalecendo institucionalmente as cooperativas e associações locais, para promover formação de uma economia circular e práticas agroflorestais, além de disseminar práticas e cultura de sustentabilidade junto aos jovens e professores das escolas locais. Neste sentido as ações educativas ganham um papel de relevância no projeto visando efetivar os objetivos, numa perspectiva que envolve os agricultores, bem como os jovens da região da Ilha de Marajó.

 

 

O Plano de Educação Ambiental do projeto Marajó Socioambiental 2030 irá desenvolver um eixo estruturante iniciando com formações online, encontros síncronos e LIVES. Dentro deste contexto a plataforma oferece 10 trilhas formativas, sendo elas Educação para a Sustentabilidade; Consumo Sustentável, Segurança Alimentar; Horta na Escola; Água; Espécies e ecossistemas; Interação Humana; Economia Local; Energia e Tecnologia; e Feminismo e Meio Ambiente. Cada trilha possui, em média, de 8 a 10 passos, que corresponde de 16 a 20 horas de duração. 

 

Esta formação tem como principal objetivo apoiar os professores na realização de projetos de educação ambiental, que tragam uma visão crítica da nossa sociedade de consumo e potencialize novas formas de ser a agir em relação as pessoas e na relação com o meio ambiente e sociedade.

 

Em setembro de 2022 aconteceram as articulações por meio de emails e visitas técnicas da pedagoga, educadora ambiental e fundadora do Instituto 5 Elementos Mônica Pilz Borba, junto as secretarias de educação dos município de Breves, Portel e São Sebastião da Boa Vista e do estado do Pará, oferecendo formações online da Plataforma de Educação para a Sustentabilidade desenvolvida pelo Instituto 5 Elementos, além de encontros sincronos com a participação de professores que desenvolvam projeto educacionais exemplares e encontros presenciais anualmente.

 

 

Em Breves fomos recebidos pela coordenação pedagógica e professoras que atuam na área de formação Fabiane Nascimento e Maria Regina Farias Machado, com acompanhamento da Sra. Nazaré assessora da secretária. A proposta da Plataforma online foi apresentada equipe pedagógica, e nesta ocasião foram doadas duas publicações do Instituto 5 Elementos a Coleção Consumo Sustentável e Ação e o livro Mulheres e as Ervas da Amazônia.

 

Sentadas da esquerda para direita: Mônica Borba, Fabiane Nascimento e Maria Regina F. Machado

 

A equipe pedagógica demonstrou muito interesse em participar do projeto e irá se organizar internamente para que as formações ocorram a partir de 2023.

 

 

Em Portel fomos recebidos pelo Secretário de Educação Elias Saraiva, com a presença do técnico agrícola José Ademir, a Profa. Rosangela N. Coelho – Diretora de Ensino, Renilda M. Cavalcanti – Gestora escolar e o Prof. Rosildo N. Coelho – gestor interino. Ao apresentar a o Secretário Elias comentou que a questão do lixo na cidade é um problema, e que esta formação vai ao encontro das demandas de capacitação dos professores.

 

Da esq. para dir.: Prof. Rosildo N. Coelho – gestor interino, Profa. Rosangela N. Coelho – Diretora de Ensino, Secretário Elias, Mônica Borba diretora do Instituto 5 Elementos e José Ademir técnico agrícola do projeto Marajó Socioambiental 2030.

 

Além dos professores, o secretario nos solicitou vagas para outros funcionários da prefeitura e para lideranças comunitárias, e se comprometeu a realizar esse projeto com forte presença da Secretaria de Meio Ambiente, elaborando um plano conjunto. Na conversa, Mônica Pilz Borba diretora executiva do Instituto 5 Elementos e especialista em Educação Ambiental sugeriu que este processo de formação online pode potencializar a organização de um grupo intersecretarial para elaborar a PMEA – Política Municipal de Educação Ambiental de Portel, deixando o secretário animado com esta possibilidade.

 

 

Em nossa visita a São Sebastião da Boa Vista na Secretaria Municipal de Educação fomos recebidos pelo Professor Francinaldo Rodrigues Bandeira que é assessor direto do Secretário de Educação Sr. Jefferson Patrick da Silva Ferreira e a proposta foi muito bem recebida e o secretário assinou a carta de interesse na realização do projeto em 2023. Ficou acordado que este projeto será divulgado e as inscrições feitas aos professores, gestores educacionais, funcionários públicos e lideranças comunitárias no inicio de 2023, sendo realizada uma LIVE de lançamento do projeto no município de SSBV. Para liderar este processo na SME foi designado o professor formador de ciências naturais Jeisimiel Amaral, que atua na formação de professores.

 

 

Da esq. para a direita: Francisco Rodrigues Bandeira, Jefferson Patrick da Silva Ferreira, Mônica Borba e assessor.

 

Mônica Borba e o prof. Jeisimiel Amaral de SSBV

 

Mônica Borba também visitou a equipe da CEFOR – Centro de Formação de Professores do Estado do Pará, com a presença de 6 técnicos e gestores. Francisco Augusto Paes, Jó Elder Vasconcelos, Jane Sampaio, Mauro Marcos Tavares, Marcello Paul Casanova e Roberto Martins. Neste momento foi apresentada a proposta de formação em Educação para a Sustentabilidade online para professores do EM dos municípios de Breves, Portel e São Sebastião da Boa Vista.

 

 

Foto da equipe da Secretaria Estadual de Educação do Pará

 

 

A proposta foi muito bem recebida e os próximos passos serão o seguinte: Professor Francisco irá criar um processo, para elaboração de termo de parceria para assinar em novembro e iniciar a divulgação entre fevereiro e iniciar em março de 2023. A SEE/PA tem uma plataforma AVACEFOR em que o nosso curso será divulgado e as inscrições realizadas.

 

 

O resultado de todas essas visitas validam a grande necessidade que as secretarias de educação tem para a formação de professores em educação para a sustentabilidade e acredita-se que em 2023, vamos formar professores desde a educação infantil ao ensino médio, potencializando uma cultura da sustentabilidade e por consequencia alinhando as políticas globais dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.




Rua Catão, 1173 – Lapa – São Paulo/SP | CEP:05049-000

55 11 3871-1944

comunicacao@5elementos.org.br

 

Política de Privacidade

Copyright © 2019 5 Elementos - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio