Agrotóxicos: até quando vamos engolir isso?

Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e pela Vida formará Comitê Paulista

A Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e pela Vida, lançada oficialmente no dia 7 de março, Dia Mundial da Saúde, já contempla dezoito estados brasileiros com comitês estruturados para articular a mobilização. São Paulo será o próximo estado a sediar a Campanha.

No dia 23 de Setembro, dez organizações da sociedade civil estiveram presentes na primeira reunião para a formação do Comitê Paulista da Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e pela Vida. O objetivo do encontro foi reconhecer as organizações interessadas em integrar o Comitê Paulista, assim como dar início às  primeiras atividades do Comitê, como o lançamento oficial da Campanha, com o filme “O veneno está na mesa”, do diretor Silvio Tendler.

Segundo dados do Sindicato Nacional para Produtos de Defesa Agrícola (Sindage), em 2009, foram comerciados legalmente 1 bilhão de litros de agrotóxicos. Distribuindo a quantidade de veneno utilizado pelo número de habitantes do país, chegamos à média de 5,2 litros por habitante em apenas um ano. Comparando com outros países, somos o maior consumidor de agrotóxicos do mundo desde 2009.

A Campanha visa denunciar a problemática dos agrotóxicos, por meio da divulgação de estudos relacionados à temática, e propor outro modelo de produção, como a produção orgânica, baseada em princípios agroecológicos, biodinâmicos e de sustentabilidade, permitindo a geração de trabalho e renda para a população rural, em vez da expulsão do trabalhador do campo.

Durante a reunião, também foram apresentadas propostas realizadas pela mobilização da Via Campesina junto com a Presidência da República, como a proibição imediata de produtos já vetados em outros países, o fim da isenção fiscal às empresas produtoras de agrotóxicos, a proibição imediata da pulverização aérea de venenos e o apoio creditício a experiências de transição do modelo tradicional de produção para a produção orgânica/agroecológica. Consequentemente à pressão realizada, foi criado um Comitê Interministerial para a discussão da temática dos agrotóxicos no Governo Federal, composto pelos Ministérios da Saúde, do Meio Ambiente, do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura, além de representantes da ANVISA e da ANAC.

A segunda reunião de formação do Comitê Paulista da Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e pela Vida será amanhã, dia 7 de outubro, e definirá a estrutura organizativa do Comitê Paulista. As instituições atuantes e interessadas estão convidadas. Nós do Instituto 5 Elementos estamos acompanhando e apoiando essa ideia.

Local: Espaço de Eventos 1 – Parque da Água Branca / Av. Francisco Matarazzo, 455, Água Branca, São Paulo – SP, 05001-900 (próximo ao metrô Barra Funda) Data: 7/10/2011, às 16h/ Contato:  contraosagrotoxicossp@gmail.com




Rua Catão, 1173 – Lapa – São Paulo/SP | CEP:05049-000

55 11 3871-1944

comunicacao@5elementos.org.br

 

Política de Privacidade

Copyright © 2019 5 Elementos - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio