Agrotóxicos: até quando vamos engolir isso?
Essa é a chamada da Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e pela Vida, que será lançada nos dias 2 e 3 de junho, na Universidade Federal do Mato Grosso.
Segundo dados do Sindicato Nacional para Produtos de Defesa Agrícola (Sindage), em 2009, foram comerciados legalmente 1 bilhão de litros de agrotóxicos. Distribuindo a quantidade de veneno utilizado chegamos a média de 5,2 litros por habitante ao longo do ano. Ou seja, somos o maior consumidor de agrotóxicos do mundo desde 2009.
Todos esses litros foram jogados nas lavouras, contaminando a produção dos alimentos que comemos e da água que bebemos (rios, lagos, chuvas e lençóis freáticos), além dos animais e de todo o ambiente! A iniciativa é organizada por mais de 20 entidades e movimentos sociais, que vão realizar atividades em todo o país para conscientizar a população sobre um novo jeito de produzir: a agroecologia!
A campanha propõe a proibição do uso de agrotóxicos, o incentivo a pequenas propriedades no lugar dos latifúndios, e a geração de trabalho e renda para a população do meio rural, em vez da expulsão do campo. Além de defender o desmatamento zero, e o fim da devastação do meio ambiente! Nós do Instituto 5 Elementos apoiamos essa ideia!