Agricultura orgânica está se tornando uma realidade em São Paulo

Participantes do diálogo (esq. para dir.): Mônica Pilz Borba, Capitão Lener Ribeiro, Araci Kamiyama, Mauri Neto, Valéria Macoratti, Cristiano Mendes.

Os agricultores da região Sul da cidade de São Paulo vão formar uma cooperativa no próximo dia 9 de junho, para o fortalecimento dos produtores. Essa foi uma das boas notícias apresentadas no diálogo realizado no SENAC-Santo Amaro, durante o evento, que abriu as ações especiais para Semana do Meio Ambiente, promovido pelo Cineclube Socioambiental e pelo Instituto 5 Elementos, no dia 31 de maio.

Com a presença de 68 pessoas, após a exibição do filme “O Poder da Comunidade” aconteceu um bate papo com Araci Kamiyama, que atua no fomento a projetos agroflorestais na Secretaria de Meio Ambiente de São Paulo em parceria com a Casa da Agricultura de Parelheiros coordenada por Cristiano Mendes. Também contamos com a participação do Capitão Lener Ribeiro, representando o vereador Gilberto Natalini, falou sobre a atuação do vereador como prefeito de São Lourenço da Serra, situado 100% em área de manancial, e como presidente do Subcomitê Guarapiranga dentro da perspectiva de promover o desenvolvimento sustentável.

Valéria Macoratti (à dir) durante curso de agricultura orgânica

Além disso, os agricultores contaram suas histórias de vida, como se tornaram produtores orgânicos, e também falaram sobre as dificuldades de acesso ao crédito rural. Valéria Macoratti, que morava na zona leste de São Paulo, ao conhecer a região sul se encantou e comprou uma pequena chácara. Em 2009, soube do curso de agricultura orgânica que o Instituto 5 Elementos estava promovendo, essa oportunidade transformou sua vida. Valéria se tornou agricultora e liderança entre o grupo.


Mauri Neto – curso de agricultura ôrganica

Já Mauri Neto, era agricultor e pelas dificuldades, deixou o campo e foi trabalhar na cidade, porém não se adaptou e retornou ao sítio. O problema era que o modo de produção, baseado em produtos químicos, o deixava cada vez mais endividado, e quando fez uma parceria para produzir hidropônicos, as dividas aumentaram! Foi nessa época que entrou no curso de agricultura orgânica, levando os conhecimentos adquiridos. Mauri ganhou uma bolsa para participar do Curso de Agricultura Biodinâmica do Instituto Elo, realizado em Botucatu, e se tornou uma referência na produção orgânica da região. Ambos se queixaram das dificuldades de acesso ao crédito rural, mas o governo municipal vem atuando junto ao Banco do Brasil para facilitar o processo!!!




Rua Catão, 1173 – Lapa – São Paulo/SP | CEP:05049-000

55 11 3871-1944

comunicacao@5elementos.org.br

 

Política de Privacidade

Copyright © 2019 5 Elementos - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio