A educação ambiental brasileira é feminina, e o Instituto 5 Elementos também!
Nos últimos anos, o Instituto 5 Elementos vem utilizando a Agenda 2030 como princípio norteador de seus projetos, sendo as mulheres um dos tópicos mais desenvolvidos por nós. Durante nossa busca pelo desenvolvimento sustentável e em prol da educação ambiental, percebemos que a igualdade de gênero é atrelada também a sustentabilidade.
No mês da mulher é muito importante trazer a tona uma temática muito presente na Educação Ambiental brasileira: a maioria dos educadores e professores que trabalham com a temática são mulheres. Sempre lembramos que nossa história e fundação somente foi permitida por conta do grupo de mulheres educadoras, que pertenciam a diversas áreas da educação, que perceberam a necessidade de tornar a EA um tópico presente em escolas, parques, empresas, governos e em todos os lugares da sociedade brasileira.
Ao ler o texto Educação ambiental: o papel das mulheres na preservação do ambiente é possível ver que autores renomadas também afirmam que as mulheres estão mais próximas da natureza de diversas maneiras, podendo ser de forma física ou espiritual. A mulher tende a ser mais sustentável e esforçar-se para preservar o meio ambiente ao ser redor, tendo respeito por tudo aquilo que a cerca. Sabemos essas afirmações são verdadeiras ao acompanharmos, além do nosso trabalho, o trabalho da Casa do Rio e do Instituto Zé Cláudio e Maria.
Assim, agradecemos a todas as mulheres que participaram e participam da nossa luta por um mundo mais sustentável e com a natureza preservada, garantindo os direitos de nossos filhos e das próximas gerações.