Programação do Instituto 5 Elementos e parceiros na COP30

Estaremos promovendo atividades muito interessantes na COP, voltadas ao tema da Educação Ambiental e Mudanças Climáticas com parcerias na Casa da Mata Atlântica na UNAMA no espaço Observatório do Clima – Central da COP, no Instituto de Ciências da Arte. E no Prédio da Economia Criativa, na Zona Verde.

Venha participar da nossa programação, mediadas por Mônica Pilz Borba, Fundadora e Diretora do Instituto 5 Elementos – Educação para a Sustentabilidade:

  1. Roda de conversas sobre Educação Ambiental e Novo Regime Climático com a participação do Dr. Pedro Jacobi professor do PROCAM/IEE/USP, Isis Akemi Morimoto coordenadora de EA do MMA, José Mateus Pereira Rodrigues coordenador do Programa Ecofalante Universidades, dia 12/11 às 17h, na Casa da Mata Atlântica.
  2. Painel e exibição do filme Biocêntricos da diretora Fernanda Heinz Figueiredo e conversa com biólogas e especialistas no tema da Biomimética Alessandra Araujo e Andréa Álvares no dia 13/11 às 14h na Casa da Mata Atlântica e dia 14/11 as 19h na Central da COP no Observatório do Clima.
  3. Exibição do desenho animado Tiago & Isis e os Biomas do diretor João Amorim para crianças, dia 15/11, às 16h, na Casa da Mata Atlântica.
  4. Roda de conversas sobre os desafios da Educação Ambiental e das Mudanças Climáticas nas escolas do Norte ao Sudeste brasileiro, com a participação de Vanda Witoto, Pedagoga, empreendedora social e professora na Casa de conhecimento ancestral Jofo Ninairama na periferia de Manaus/AM, Rita Teixeira Educadora popular e agente social e coordena o projeto “Cantinho do Saber”, na Vila da Telha, em Primavera (PA), Giovana Barbosa de Souza, Educadora e pesquisadora independente, atua na criação de percursos educativos para educadores, com foco em educação climática e implementação de escolas sustentáveis, dia 19/11, às 15h no Prédio da Economia Criativa, na Zona Verde.

Dia 12/11 na Casa da Mata Atlântica

17h – Educação Ambiental e Novo Regime Climático

Painel – Educação Ambiental em Novos Regimes Climáticos, tem como objetivo trazer olhares, saberes e práticas educacionais da sociedade civil, universidade e da gestão pública.

Organizadora e mediadora: Mônica Pilz Borba, fundadora e diretora do Instituto 5 Elementos – Educação para a Sustentabilidade e mestra em Ciências Ambientais PROCAM/IEE/USP, Pedagoga, autora de diversas publicações, destacando “Dedo Verde na Escola” e atua na área de formação de professores, e apoia a implantação de sistemas de gestão ambiental em diversos setores.

Participantes:

Pedro Roberto Jacobi, Professor Titular Senior do Programa de Pós-graduação em Ciência Ambiental (PROCAM/IEE/USP) da USP. Coordenador do Grupo de Acompanhamento e Estudos de Governança Ambiental – GovAmb/IEE. Coordenador de Eixo Transformações Sociais face as Mudanças Climáticas do Projeto CLIMARES/IEE(CEPID/FAPESP). Editor de Ambiente e Sociedade.

Isis Akemi Morimoto – Coordenadora-geral do Departamento de Educação Ambiental e Cidadania do Ministério do Meio Ambiente.

José Mateus Pereira Rodrigues – Coordenador do Programa Ecofalante Universidades, extensão educacional da Mostra Ecofalante de Cinema. Graduação de Bacharel em Gestão Ambiental (USP) e MBA em Economia e Gestão da Sustentabilidade (UFRJ). Participou da 27ª, 28ª e participará da 30ª edição da Conferência das Partes (COP) pela Delegação de Juventude da ONG Engajamundo.

Dia 13/11 na Casa da Mata Atlântica

14h Painel – Sobre Biomimética e 15h exibição do filme Biocêntricos

Dia 14/11 no Observatório do Clima no Instituto de Ciências da Arte

19h Exibição do filme Biocêntricos

Mediação Mônica Pilz Borba – Fundadora e Diretora do Instituto 5 Elementos – Educação para a Sustentabilidade, mestra em Ciência Ambiental, Pedagoga, com formação e agricultura Biodinâmica, Educadora Ambiental, que atua na área de formação de professores, e autora de diversos livros na área.

Palestrantes

Alessandra Araújo – Designer de inovação. Bióloga, Biomimeticista e fundadora da bio-inspirations. Atua no campo da inovação e do desenvolvimento humano a partir da biomimética, unindo biologia, neurociência e reconexão com a natureza. Facilita times a atingirem seu maior potencial criativo a partir da biomimética.

Andréa Álvares — presidente do Conselho do Instituto Ethos e líder do Fundo FamaGaia Sociobioeconomia. Atua na promoção de modelos empresariais e financeiros voltados à regeneração e à transição para uma economia de impacto positivo.

Biocentricos – Um filme sobre biomimética

Um filme sobre a biomimética e as pessoas que, ao escolherem a natureza como inspiração, colocam a vida no centro de suas decisões.

Como você reinventaria uma parte do seu mundo tendo a natureza como modelo?

Em Biocêntricos, essa e outras provocações são respondidas pelo olhar de Janine Benyus. A partir da conexão de pessoas que colocam a vida no centro de suas ações, a bióloga propõe inovações tecnológicas e sociais inspiradas na experiência de bilhões de anos de vida na Terra.

Dia 15/11 na Casa da Mata Atlântica às 16h

Exibição do desenho animado Tiago & Isis e os Biomas para crianças.

O filme infantil “Thiago & Ísis e os Biomas do Brasil” dirigido por João Amorim, o longa-metragem acompanha os irmãos Thiago e Ísis em uma jornada com o pai pelos biomas do Cerrado, Pantanal e Mata Atlântica. A produção da Amorim Filmes combina animação, live-action e o uso de fantoches.

O roteiro é de Fábio Brasil, com produção executiva de Sara Rocha. O elenco que manipula os bonecos inclui Paulo Henrique, que interpreta o pai dos irmãos, Falcon Mantovani como Thiago, Neuza de Souza como Ísis, Evelin Cristina como a lobinha-guará Pequi, e Rubinho Louzada como Pôncio e Douradinho. A distribuição é da Descoloniza Filmes.

O diretor, João Amorim, possui uma carreira com trabalhos em animação e conteúdos infantis com temática socioambiental, incluindo a direção de animação do longa “Chicago 10” e a direção do documentário “Utopia Tropical”. A produtora Sara Rocha tem atuação em conteúdo infantil e educativo, sendo responsável pela produção das duas temporadas da série “Thiago & Ísis e os Segredos do Brasil”.

Dia 19/11 no Prédio da Economia Criativa, na Zona Verde às 15h.

Roda de conversa: Os desafios da Educação Ambiental e das Mudanças Climáticas nas escolas do Norte ao Sudeste brasileiro.

Mediação Mônica Pilz Borba – Educadora Ambiental que atua na área de formação de professores, autora de diversas publicações. É Fundadora e Diretora do Instituto 5 Elementos, mestra em Ciência Ambiental, Pedagoga Especialista em Educação Infantil, mãe, avó e nasceu e reside em São Paulo.

Convidadas:

Vanda Witoto é Pedagoga pela universidade do Estado do Amazonas UEA. Atual diretora executiva do Instituto Witoto, empreendedora social e professora na Casa de conhecimento ancestral Jofo Ninairama que promove educação ambiental e ancestral com 88 crianças indígenas na periferia de Manaus.

Rita Auxiliadora Teixeira, Educadora popular e agente social e coordena o projeto “Cantinho do Saber”, na Vila da Telha, em Primavera (PA), que acolhe e apoia crianças ofertando reforço escolar, atividades culturais e educativas, alimentação e o desenvolvimento integral e a inclusão social.  Também atuou como formadora no Movimento de Mulheres do Nordeste Paraense (MMNEPA), com foco na geração de renda e fortalecimento das mulheres na região amazônica.

Giovana Barbosa de Souza — Fundadora da Apoema Educação — Direitos Humanos e Sustentabilidade. Educadora e pesquisadora independente. Atua na criação de percursos educativos para educadores, com foco em educação climática e implementação de escolas sustentáveis. Especialista em Filosofia e Natureza. Membro da REPEA — Rede Paulista de Educação Ambiental e da Rede Lusófona de Educação Ambiental.

 

plugins premium WordPress