Fortalecimento do Subcomitê Pinheiros-Pirapora de 2005 a 2015

O Instituto apoiou a gestão do Subcomitê Pinheiros-Pirapora de 2005 a 2015, por meio da realização de diversos projetos fortaleceu a participação na gestão dos recursos hídrico, além da gestora do Instituto 5 Elementos, Mônica Pilz Borba ter sido vice-presidente do Subcomitê entre 2013 a 2015.
A estratégia de fortalecê-lo teve como foco ampliar a participação da atuação dos diversos segmentos da sociedade e do Estado para a gestão descentralizada dos recursos hídricos. As temáticas dos projetos foram nas áreas de comunicação social e de integração de seus membros, organização do acervo por meio do Guia de Fontes, elaboração da publicação Águas no Oeste do Alto Tietê, bem como a capacitação dos integrantes para inserirem informações no site do subcomitê.
Todos esses projetos foram demandas dos integrantes do Subcomitê Pinheiros Pirapora, sendo apresentados em plenária antes de encaminhar ao FEHIDRO – Fundo de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo.
Todas essas ações conjuntas receberam o premio COFEHIDRO do Conselho de Orientação do Fundo Estadual de Recursos Hídricos de SP, que em 2011 reconheceu o Instituto 5 Elementos, realizador do projeto Fortalecimento do Subcomitê Pinheiros-Pirapora – Gestão da Comunicação, como finalista do prêmio na modalidade Capacitação, Comunicação Social e Educação Ambiental.
Assim, as ações incluíram:
  • Elaboração da publicação “Águas no Oeste do Rio Tietê – Uma radiografia da sub-bacia Pinheiros Pirapora” lançado em 2005;
  • Realização de 8 formações na região envolvendo mais de 300 participantes, divulgando os conteúdos da publicação;
  • Elaboração do site www.pinheirospirapora.org.br com assessoria de imprensa;
  • Plano de Comunicação;
  • Guia de Fontes sobre Recursos Hídricos;
  • Guia de Mídias da Região Pinheiros-Pirapora;
  • Ecomapeamento das interações no Subcomitê Pinheiros-Pirapora/AT;
  • Cadastro da sociedade civil e de usuários de água na sub-bacia hidrográfica Pinheiros-Pirapora /Alto Tietê.



Rua Catão, 1173 – Lapa – São Paulo/SP | CEP:05049-000

55 11 3871-1944

comunicacao@5elementos.org.br

 

Política de Privacidade

Copyright © 2019 5 Elementos - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio