O Instituto apoiou a gestão do Subcomitê Pinheiros Pirapora de 2005 a 2015, por meio da realização de diversos projetos fortaleceu a participação na gestão dos recursos hídrico, além da gestora do Instituto 5 Elementos, Mônica Pilz Borba ter sido vice-presidente do Subcomitê entre 2013 a 2015.
A estratégia de fortalecê-lo teve como foco ampliar a participação da atuação dos diversos segmentos da sociedade e do Estado para a gestão descentralizada dos recursos hídricos. As temáticas dos projetos foram nas áreas de comunicação social e de integração de seus membros, organização do acervo por meio do Guia de Fontes, elaboração da publicação Águas no Oeste do Alto Tietê, bem como a capacitação dos integrantes para inserirem informações no site do subcomitê.
Todos esses projetos foram demandas dos integrantes do Subcomitê Pinheiros Pirapora, sendo apresentados em plenária antes de encaminhar ao FEHIDRO – Fundo de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo.
Todas essas ações conjuntas receberam o premio
COFEHIDRO do Conselho de Orientação do Fundo Estadual de Recursos Hídricos de SP, que em 2011 reconheceu o Instituto 5 Elementos, realizador do projeto Fortalecimento do Subcomitê Pinheiros-Pirapora – Gestão da Comunicação, como finalista do prêmio na modalidade Capacitação, Comunicação Social e Educação Ambiental.