Coordenadora do Instituto 5 Elementos aponta alternativas à sociedade de consumo em evento da Livraria Cultura
A influência da tecnologia na construção de um mundo mais sustentável foi a discussão proposta pela III Semana da Sustentabilidade, realizada pela Livraria Cultura, entre 30 de maio e 3 de junho deste ano. A coordenadora geral do Instituto 5 Elementos, Mônica Pilz Borba, conduziu a palestra sobre “Escolhas num mundo insustentável”, no último dia 1 de junho, durante o evento.

Entre as reflexões sobre a escolha de produtos que representem menos impactos ao planeta, Mônica levou os participantes a questionar sua atitude frente ao consumo e às possibilidades de reduzir sua pegada ecológica. “Criar uma sociedade sustentável é o grande desafio atual, já que somos vistos como consumidores e não como cidadãos. Para mudar hábitos de consumo é necessário vontade e informação, mas uma simples atitude pode movimentar mudanças coletivas mais amplas”, afirmou.
Mais do que escolher entre o consumo de papel reciclado ou lâmpadas que gastem menos energia, a compreensão de nossa dependência das estruturas de produção e consumo ajuda a despertarmos para alternativas mais saudáveis. É o caso da energia, que pede cada vez mais a diversificação de fontes energéticas ou dos resíduos sólidos, em que 60% dos materiais orgânicos do conteúdo descartado pelos brasileiros não contam com qualquer política de compostagem, principalmente nas cidades, onde vivem 85% da população.
Segundo Mônica, criar sociedades sustentáveis passa pela construção conjunta de soluções e pela busca por viver de forma mais compartilhada.