Pelo amor à Terra
- Pelo amor à Terra
*Patricia Otero
22 de abril, Dia da Terra, um chamado para toda a humanidade reparar na sua beleza e lembrar da coexistência.
O dia foi criado em 22 de Abril de 1970, com o objetivo de Celebrar Gaia a nossa Mãe Terra.
Hoje ações estão acontecendo simultaneamente no mundo todo, para sensibilizar a sociedade sobre os problemas ambientais e para a importância de iniciativas de cuidado com a Terra.
Repare, por aqui, muita diversidade de paisagens naturais: florestas, campos, cerrados, montanhas, praias, grandes rios, ambientes marinhos… Nelas, vivem milhões de pessoas com as mais diferentes culturas, além das plantas e dos animais. A Mata Atlântica é aqui, árvores frondosas, macacos, insetos, flores e muita água, todos coexistindo para manter a teia da vida.
Mas, a capacidade da Terra renovar seus próprios recursos e de absorver resíduos por exemplo, já se encontra comprometida por um padrão de produção e consumo insustentável e injusto.
A educação ambiental tem se mostrado fundamental para levar o conhecimento e inspirar atitudes de cuidado com a Terra. O Instituto 5 Elementos é um ótimo exemplo, realiza cursos para professores, produz publicações didáticas, jogos e ações diversas de educação para a sustentabilidade há 26 anos.
Atenção para estes dados:
- menos de 20% da população detêm 80% dos recursos naturais do globo, relegando a imensa maioria a uma situação de incontestável pobreza;
- 1,02 º C: este é aumento registrado no Século passado na temperatura do Planeta, inspira grande preocupação, pois, apesar de ainda desconhecermos boa parte de suas dinâmicas, é certo que eventos climáticos extremos decorrem dessa elevação;
- Restam apenas 12% de mata atlântica, 18% da Amazônia já foi dizimado;
- Cada brasileiro gera em média 1 kilo de lixo por dia e consome cerca de 200 litros de água;
- São despejados nos oceanos cerca de 12,7 milhões de toneladas de plástico, (garrafas, sacos plásticos, canudos).
E mais, aproveite este dia para fazer uma viajem pelo nosso Planeta, a dica é o documentário One Strange Rock tem na Netflix.
Celebrar o Dia da Terra é confiar na vida e na nossa capacidade de reverter essa situação! A vida na Terra é a sua também.
*Patricia Otero é Pedagoga, Mestre em Sustentabilidade e fundadora do Instituo 5 Elementos-Educação para Sustentabilidade.