Pelo amor à Terra

  • Pelo amor à Terra

*Patricia Otero

 

22 de abril, Dia da Terra, um chamado para toda a humanidade reparar na sua beleza e lembrar da coexistência.

O dia foi criado em 22 de Abril de 1970, com o objetivo de Celebrar Gaia a nossa Mãe Terra.

 

Hoje ações estão acontecendo simultaneamente no mundo todo, para sensibilizar a sociedade sobre os problemas ambientais e para a importância de iniciativas de cuidado com a Terra.

 

Repare, por aqui, muita diversidade de paisagens naturais: florestas, campos, cerrados, montanhas, praias, grandes rios, ambientes marinhos… Nelas, vivem milhões de pessoas com as mais diferentes culturas, além das plantas e dos animais. A Mata Atlântica é aqui, árvores frondosas, macacos, insetos, flores e muita água, todos coexistindo para manter a teia da vida.

 

Mas, a capacidade da Terra renovar seus próprios recursos e de absorver resíduos por exemplo, já se encontra comprometida por um padrão de produção e consumo insustentável e injusto.

 

A educação ambiental tem se mostrado fundamental para levar o conhecimento e inspirar atitudes de cuidado com a Terra. O Instituto 5 Elementos é um ótimo exemplo, realiza cursos para professores, produz publicações didáticas, jogos e ações diversas de educação para a sustentabilidade há 26 anos.

 

Atenção para estes dados:

 

  • menos de 20% da população detêm 80% dos recursos naturais do globo, relegando a imensa maioria a uma situação de incontestável pobreza;

 

  • 1,02 º C: este é aumento registrado no Século passado na temperatura do Planeta, inspira grande preocupação, pois, apesar de ainda desconhecermos boa parte de suas dinâmicas, é certo que eventos climáticos extremos decorrem dessa elevação;

 

  • Restam apenas 12% de mata atlântica, 18% da Amazônia já foi dizimado;

 

  • Cada brasileiro gera em média 1 kilo de  lixo por dia e consome cerca de 200 litros de água;

 

  • São despejados nos oceanos cerca de 12,7 milhões de toneladas de plástico, (garrafas, sacos plásticos, canudos).

 

 

E mais, aproveite este dia para fazer uma viajem pelo nosso Planeta,  a dica é o documentário One Strange Rock tem na Netflix.

 

Celebrar o Dia da Terra é confiar na vida e na nossa capacidade de reverter essa situação! A vida na Terra é a sua também.

 

 

*Patricia Otero é Pedagoga, Mestre em Sustentabilidade e fundadora do Instituo 5 Elementos-Educação para Sustentabilidade.




Rua Catão, 1173 – Lapa – São Paulo/SP | CEP:05049-000

55 11 3871-1944

comunicacao@5elementos.org.br

 

Política de Privacidade

Copyright © 2019 5 Elementos - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio